O nosso cérebro aprende através da utilização simultânea de dois modos de pensamento: focado e o difuso. O primeiro acontece quando nos concentramos em um assunto por um determinado período de tempo. Já o segundo, é quando estamos fazendo qualquer outra atividade que não esteja relacionada ao assunto que precisamos aprender. Para que consigamos resolver problemas, descobrir novos conceitos e gravar novas ideias, precisamos alternar entre esses dois modos de pensamento.
Barbara Oakley, em seu livro "Aprendendo a aprender", dá uma dica bem prática para utilizar este método, bem como para evitar o adiamento de suas atividades:
"Se você costuma ficar adiando o início dos estudos, como muitos de nós fazemos, aqui vai uma dica. Coloque seu telefone em modo silencioso e desligue a televisão, o rádio, o computador e tudo o que possa interrompê-lo. Depois programe um alarme para tocar em 25 min e trabalhe durante esses 25 minutos concentrado em uma tarefa – qualquer tarefa. Não se preocupe em terminar a tarefa - só se preocupe em trabalhar nela. Quando os 25 minutos terminarem, recompense-se navegando na internet, verificando seu celular ou fazendo o que você gosta de fazer. Essa recompensa é tão importante quanto o próprio trabalho. Você ficará espantado ao ver como um intervalo concentrado de 25 minutos pode ser produtivo – especialmente quando você está apenas se concentrando no trabalho em si e não em terminá-lo."
Lembre-se que o tempo de 25 minutos de modo focado pode ser ajustado conforme a capacidade de concentração de cada um e pode ser aumentado com a prática. O modo difuso será ativado quando você parar de estudar e estiver recebendo a sua recompensa.
Lembre-se a sorte favorece aqueles que tentam!