top of page
Buscar
  • autoresdaprendizagem

Procrastinação: dicas para superar este hábito


A procrastinação é a responsável pelos trabalhos feitos na noite anterior a entrega e à preparação para a prova no dia antes! Sabemos que precisamos realizar determinada tarefa, porém por ela não se prazerosa ou não trazer um resultado a curto prazo, nós adiamos a sua realização o máximo possível. O problema dessa atitude, nem são as notas ruins ou os trabalhos mal feitos, o real problema é a falta de aprendizado.

Como muitos estudantes convivem com este problema, daremos algumas dicas que podem ajudar a contornar o hábito de "empurrar com a barriga":

  • Quando for estudar, comece sempre pela matéria mais difícil, aquela que lhe dá vontade de desistir antes de começar. E se possível, faça isso logo pela manhã!

  • Arranje uma companhia de estudos: ter alguém para chamar sua atenção quando você tentar desviar do foco é uma ótima dica!

  • Comprometa-se: antes de tudo, anote todos os seus objetivos, isso funciona! Estes objetivos podem ser de longo prazo ou diários, uma ótima opção é fazer uma lista de tarefas todo dia antes de dormir. Toda vez que você cumprir uma tarefa, aproveite a sensação de dever cumprido ao riscar cm vontade aquele dever de sua lista.

  • Pense na sensação de alívio quando acabar determinada tarefa: pesquisas científicas mostram que quando alcançamos um objetivo, uma substância química é lançada em nossos cérebros, nos dando uma sensação de alívio e reconhecimento.

  • Crie uma rotina, pois isso ajudará o seu cérebro a se comprometer na realização das tarefas.

E lembre-se no início pode ser difícil, pois a mudança de um hábito é dolorosa para o seu cérebro, mas engula os primeiros sapos e tente novamente, afinal, como sempre nos lembra Barbara Oakley: "A sorte favorece tenta".

Referências8 dicas para evitar a procrastinaçãohttps://hypescience.com/7-dicas-para-evitar-a-procrastinacao/

OAKLEY, Barbara A. Aprendendo a aprender: como ter sucesso em matemática, ciências e qualquer outra matéria (mesmo se você foi reprovado em álgebra). Tradução: Alexandre de Azevedo Palmeira Filho. 1ª ed., São Paulo, Editora Infopress Nova Mídia, 2015.


16 visualizações0 comentário
bottom of page