top of page
Buscar
  • autoresdaprendizagem

Desempacando: observações de Nadia Noui-Mehidi, aluna do último ano de economia


"Eu estudei Cálculo 1 no terceiro ano do ensino médio e foi um pesadelo. Era tão profundamente diferente de tudo o que eu já tinha aprendido antes que eu não sabia nem por onde começar. Estudei mais tempo e com mais afinco do que jamais havia estudado; no entanto, não importava quantos problemas eu resolvesse ou quanto tempo eu passasse na biblioteca, eu não estava aprendendo nada. Eu terminei me contentando com o que eu conseguia fazer memorizando problemas e fórmulas. Não preciso dizer que não me sai bem no exame de nível médio.

Evitei a matemática nos dois anos seguintes e, então, no segundo ano da faculdade, eu cursei cálculo 1 e obtive nota 10,0. Não acho que havia me tornado mais inteligente nos dois anos mais tarde, mas houve uma mudança completa na forma como eu estava abordando a matéria.

Acho que na escola eu estava empacada no modo focado de pensamento (einstellung!) e sentia que se eu continuasse tentando resolver os problemas da mesma forma eles iriam eventualmente fazer sentido.

Eu agora dou aulas particulares para estudantes de matemática e economia e eles sempre enfrentam dificuldades porque estão examinando obsessivamente os detalhes do problema em busca de pistas como resolvê-lo, e não tentando entender o problema em si. Eu não acredito que você pode ensinar alguém a pensar - é como uma jornada pessoal. Mas aqui estão algumas coisas que me ajudaram a compreender um conceito que inicialmente parecia complicado ou confuso.

1. Eu entendo melhor quando leio o livro ao invés de ouvir alguém falar, então eu sempre leio o livro. Eu primeiro folheio o capítulo, para saber basicamente onde ele está tentando chegar, e depois eu leio detalhadamente. Eu leio o capítulo mais de uma vez, mas não em seguida.

2. Se, depois de ler o livro, eu ainda não entendo o que está acontecendo, eu procuro o assunto na internet, ou vejo vídeos no youtube explicando-o. Não faço isso porque a explicação do livro ou do professor não é completa, mas porque as vezes ouvir a explicação de uma forma ligeiramente diferente pode fazer a sua mente encarar o problema de um novo ângulo e despertar a compreensão.

3. Penso com mais clareza quando estou dirigindo. Às vezes eu simplesmente faço uma pausa e dirijo pelos arredores - isso me ajuda muito. Eu tenho que estar um pouco ocupada porque, se eu só me sentar e pensar, eu acabo ficando entediada ou distraída e não consigo me concentrar."

Texto retirado do livro "Aprendendo a aprender", Barbara Oakley.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page